Petites Vaidades: Arquiteturando!

Arquiteturando!

Oi gente! Hoje vamos bater um papo sobre arquitetura. Muitos sabem que eu sou Arquiteta e Urbanista e no meu canal no youtube as meninas sempre me pedem para dar dicas sobre decoração. Então a partir desse pedido eu decidi fazer uma série de posts sobre Arquitetura, não vou falar somente de decoração ok?


Pois bem, para começar o nosso papo preciso esclarecer algo que muitas pessoas ainda tem dúvida. Qual a diferença de Arquiteto e Engenheiro Civil? Para explicar melhor para vocês vou fazer uma comparação básica do que os dois profissionais vêem durante o curso na faculdade.

O Curso de Engenharia Civil tem duração de 5 anos, assim como o curso de Arquitetura. A esmagadora diferença é que os nossos amigos engenheiros estudam o equivalente a 4 anos de cálculo estrutural e 1 ano de projeto. Nós arquitetos estudamos 4 anos de projeto e 1 ano de cálculo estrutural. A partir dessa informação vocês já imaginam não é?

O Engenheiro (excluindo raras exceções) sempre vão pensar pelo lado racional e prático, não se importando muito com o bem estar, a qualidade dos ambientes após a ocupação dos moradores. Um exemplo clássico que vejo são várias casas com as plantas iguais ou muito parecidas para clientes com necessidades totalmente diferentes. Pessoas, quero frisar aqui que a briga entre arquitetos e engenheiros é descabida para mim, um profissional complementa o outro, e o serviço de um não exclui o outro, assim como em uma obra você não contrata o marceneiro para fazer a instalação elétrica e vice versa. O Arquiteto sempre vai analisar as necessidades de cada cliente, visando o conforto térmico, acústico e o principal, facilitando a vida no dia a dia. Pensando na estética não como algo fútil, mas sim como parte do dia a dia de cada cliente. Hoje o arquiteto tem mais funções como economizar na obra, pensar no meio ambiente etc.

O que vejo muito são pessoas falando que o trabalho do arquiteto é somente para pessoas ricas, com grande poder aquisitivo, e isso é mentira. Com certeza se você fizer um orçamento com um arquiteto reconhecido e famoso o seu projeto ficará com custo mais elevado. Mas o valor do projeto está relacionado com a metragem da obra. Se você quiser um projeto de 200m² não espere um orçamento de um projeto de 70m². Hoje os profissionais da Arquitetura fazem projetos para o "Minha casa minha vida" e melhoram consideravelmente a qualidade de vida dos moradores, por um preço que cabe no bolso.

E acima de tudo, valorize o trabalho do arquiteto, ele pode resolver problemas futuros que você nem pensa que poderia passar. Já vi muitos clientes "consertando" projetos quando a obra já está encaminhada porque não gostou do resultado. Então as vezes ao contratar só o engenheiro pensando em baratear a obra pode sair mais caro do que você pensa.

Bom pessoas, nosso primeiro bate papo sobre Arquitetura é esse. No próximo post vamos falar sobre muros e fachadas. Qualquer dúvida que vocês tiverem é só deixar nos comentários.
Um beijo!

4 comentários:

  1. Olá Sarah, eu comecei e te seguir no youtube porque vi seus cachos lindos e me inspirei, sou super cacheada e comecei a fazer o cronograma capilar, fiquei tão inspirada que fiz até um vídeo, hahaha. Nada elaborado, estava indo tomar banho pra passar a hidratação...rs
    Retomei meu blog e com certeza vou vir sempre te visitar! Bjs!!
    Ah, se tiver curiosidade, meu blog é www.entreatoseentretantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Sarah, eu comecei e te seguir no youtube porque vi seus cachos lindos e me inspirei, sou super cacheada e comecei a fazer o cronograma capilar, fiquei tão inspirada que fiz até um vídeo, hahaha. Nada elaborado, estava indo tomar banho pra passar a hidratação...rs
    Retomei meu blog e com certeza vou vir sempre te visitar! Bjs!!
    Ah, se tiver curiosidade, meu blog é www.entreatoseentretantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Te conheci pelo youtube mas não sabia que você era arquiteta. Agora te adoro ainda mais! vou prestar vestibular esse ano pra Arquitetura e urbanismo :D
    ah, e amei a matéria e seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inaaa, nossa que legal! O curso é bem puxado mas é ótimo!
      Beijooo

      Excluir

/