Petites Vaidades: Minha segunda graduação - Engenharia Civil #vaiqvai

Minha segunda graduação - Engenharia Civil #vaiqvai

Uma das conquistas que estava na minha lista na reunião que fizemos com #seda em novembro de 2015 era voltar a estudar. E essa conquista eu consegui riscar da minha lista desse ano que se passou.

Para vocês entenderem um pouco da minha história, sou arquiteta e urbanista, me formei pela Puc Minas Poços de Caldas em 2012. No primeiro ano após formada eu já estava empregada, no segundo ano saí do meu emprego para trabalhar por minha conta. Nunca me faltaram trabalhos, trabalhei muito todo esse tempo e aprendi muito também. Mas me faltava alguma coisa. Eu sentia que eu não estava aproveitando todo o meu tempo. Eu precisava voltar a estudar.



Pode parecer loucura para algumas pessoas. Mas eu sou assim. Preciso manter minha mente trabalhando, preciso aprender coisas novas, preciso ter esse desafios na minha vida. Voltar para a faculdade seria um desafio enorme. E eu voltei!

Estou indo para o terceiro período de Engenharia Civil. Eu, que sou totalmente de humanas, de ciências sociais, das artes, me vi diante de matérias como Cálculo, Física, Equações Diferenciais, Química, entre tantas outras.

Além de todos esses desafios de um curso de exatas, eu enfrentei também um preconceito escondido por trás de piadinhas de arquiteto, piadinhas sobre mulheres. A engenharia é machista, a engenharia é preconceituosa. O preconceito dos engenheiros com os arquitetos é real. E é triste. Mas na sala de aula eu tenho quebrar esses preconceitos todos os dias. Aos poucos as piadas vão perdendo a graça e aos poucos o respeito vai se tornando rotineiro.

A engenharia é maravilhosa, mas infelizmente ainda é um campo muito masculino. Eu sinto que temos um longo caminho pela frente para quebrar esses preconceitos. Mas hoje vejo que as mulheres já estão tomando seus lugares nas faculdades de ciências exatas, no canteiro de obras, nos escritórios, e isso é maravilhoso, é empoderamento.

Por isso meninas nunca é tarde para fazermos aquele curso que temos vontade, nunca é tarde para voltar a estudar e se reinventar.

Qual a conquista #vaiqvaipralista de vocês nesse ano de 2017?

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/